No âmbito do Portugal Fashion, o projeto Porto Fashion Show do CENIT apresenta, dia 24 de Março, a exposição “Dressed” e, no espaço BLOOM, exibe quatro vídeos com uma interpretação dos trabalhos das escolas de moda do Porto: Árvore, Citex, EMP e ESAD.

A 28.ª edição do Portugal Fashion vai acolher estas duas iniciativas do Porto Fashion Show. A exposição “Dressed”da Dardo e os vídeos “by COLÖNIA” vão ser apresentados a partir do dia 24 de Março, quinta-feira, coincidindo assim com a abertura da sala principal do Portugal Fashion.

“Dressed” retrata o ato de vestir, que implica para o ser humano a possibilidade de se mostrar ou se esconder sob esses tecidos ou materiais que isolam a sua pele do exterior.

A capacidade que o vestuário tem de se constituir como uma arma capaz de nos definir na esfera social, no espaço público, fez com que indústrias como a moda ocupem nos nossos dias um lugar privilegiado dentro das economias planetárias.

O ser humano encontra, assim, no vestuário, uma oportunidade especial para se distinguir, para se integrar num grupo amplo ou para tentar potenciar a sua individualidade, aquilo que o converte no que é.

Em diversas ocasiões, a arte partilhou preocupações com este mundo da moda, e, por vezes, como no caso das obras que agora se apresentam, tomou esse mundo e os seus modos de fazer como ponto de referência para as suas próprias criações.

Os vídeo “by Colönia”, uma interpretação dos trabalhos das escolas de moda do Porto: Árvore, Citex, EMP e ESAD, caracterizam-se pela criação e exploração de contextos performativos onde se conjugam várias referências que vão desde as atividades desportivas à dança e à performance.

O imaginário situa-se algures entre o trabalho do artista austríaco Erwin Wurm e da coreógrafa alemã Pina Bausch. Uma série de personagens é colocada em cena, realizando acções individuais e interagindo umas com as outras. Nas ações, as personagens encarnam situações quotidianas entre a realidade e a ficção.