Com tema ‘beleza em evolução’, edição 2025 apresentou soluções tecnológicas, que apresentam diferenciais de sustentabilidade e vão além do cuidado estético.

A edição 2025 da in-cosmetics Latin America, principal evento de matérias-primas para a indústria de cosméticos na América Latina, reuniu cerca de 230 expositores de 20 países em uma área de 22 mil m2 do Expo Center Norte, em São Paulo, recebendo mais de 6 mil visitantes nos dias 23 e 24 de setembro.

Os números foram considerados positivos por Ana Beatriz Elia, head da feira. “Nesse ano, tivemos uma grande mudança no mercado decorrente de questões normativas envolvendo os Estados Unidos. Então, nossa perspectiva de negócios com a América Latina aumentou. Por isso, além de lançamentos de produtos com foco nesta região, uma novidade da edição foi a rodada de negócios, realizada em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), com compradores de grandes empresas do mercado latino-americano.

Para Elia, o setor de beleza vem passando por transformações que desafiam marcas e profissionais a inovarem. “Escolhemos como tema para 2025 ‘beleza em evolução’ pois vivemos uma nova fase no mercado, em que estética, saúde e bem-estar caminham juntos.

Cosméticos capazes de atuar em receptores do corpo e melhorar o humor

Cleber Barros, consultor técnico da in-cosmetics Latin America, aponta como uma das principais tendências da edição a “beleza emocional”. “O cosmético deixa de ter somente apelo em cuidados estéticos, com benefícios tradicionais como hidratação, diminuição de rugas e linhas de expressão. O que percebo é cada vez mais o cosmético atuando no sensorial, muitas vezes em receptores do nosso corpo, o que pode resultar até em mudança no humor.

O GlowCytocin, novidade da Lucas Meyer Cosmetics by Clariant na feira, é o primeiro ingrediente neurocosmético capaz de ativar os receptores de ocitocina (“hormônio do amor”) na pele. Além de melhora do humor, o ativo natural extraído do jacinto branco atua no rejuvenescimento, na maior receptividade da pele ao toque e a sensações agradáveis.

Isso é importante. O brasileiro é um dos povos mais estressados do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (4º no ranking mundial em relatório de 2024). Precisamos olhar para isso como uma oportunidade e desenvolver formulações que nos ajudem a lidar com o estresse diário, entre outros problemas reais”, diz Barros.

É o caso do ativo Frescolate MGA, lançado pela Symrise Aromas e Fragrâncias. Ele age nos receptores de sensação térmica da pele, diminuindo sua temperatura e estimulando o efeito refrescante por até duas horas se reativado com água ou suor (na prática de atividades físicas). “O produto vem de encontro com uma necessidade real, considerando o aquecimento global e a urgência de melhorar a qualidade de vida e a condição da pele das pessoas”, aponta o consultor.

Produtos que funcionam e são sustentáveis

Ele também destaca como grande tendência no evento a biotecnologia. “Precisamos pensar na biotecnologia como uma tecnologia que consegue criar ingredientes eficazes e sustentáveis ao mesmo tempo, atendendo a uma demanda de mercado. Hoje, as pessoas querem produtos que funcionam e que sejam sustentáveis, resultados de upcycling, com menor impacto no meio ambiente. A biotecnologia é um movimento muito forte que tende a crescer, sendo muito visível na in-cosmetics 2025.

Croda apresentou a queratina KeraBio K31. “Essa criação foi possível porque unimos nossos conhecimentos de genoma humano e biofermentação, conseguindo sintetizar para uma rota biotecnológica uma queratina idêntica à presente no cabelo humano. Ela não só penetra no córtex capilar, mas se liga dentro da fibra de maneira seletiva e restaura danos a um nível nunca antes possível com as tecnologias existentes no mercado”, afirma Renata Piva, coordenadora de marketing.

O Kobo Sphere Natural foi concebido para ser um substituto ao microplástico, de acordo com Isabela Borges, vice-presidente de desenvolvimento corporativo. “É um ingrediente de que vem da diversidade brasileira, originado de um processo de upcycling do babaçu. Do fruto dessa palmeira, a semente vira óleo e a polpa vira farinha alimentícia. Já a casca, que poderia virar lixo, é transformada em amilopectina, que passa por clareamento e moagem. Incorporamos um tratamento de aminoácido a essa microesfera, que se torna mais cremosa e hidrofóbica, podendo ser utilizada em uma infinidade de cosméticos.

Já o Oxismooth DS é um emoliente multifuncional 100% de origem vegetal produzido pela Indorama Ventures. “É um diéser verde, derivado do milho e da cana de açúcar, que forma um filme de proteção no cabelo ou na pele, importante para resistência à água e fotoproteção. Além de multifuncional e natural, é um ativo que atua na longevidade”, diz a gerente de marketing de personal care Bruna Sanches.

Ingredientes inovadores premiados

Outros ingredientes se destacaram na edição 2025 da feira, recebendo prêmios na Innovation Zone. Na categoria Functional Ingredient, o vencedor foi o Harmonie NatuVel Gel, da Momentive, 100% derivado natural com a mesma performance de silicone. Também foram premiados VOLL CAPS CARE, da Vollmens Fragrances (prata) e o SOFTISAN 650, da IOI Oleo GmbH (bronze).

Na categoria Active Ingredient, o destaque foi a Givaudan Active Beauty, que conquistou o prêmio ouro com o Evernityl e prata com PrimalHyal UltraReverse. “O PrimalHyal UltraReverse é primeiro ácido hialurônico com ação intracelular, além do menor e mais sustentável ácido hialurônico já produzido, porque melhoramos o processo de produção. Antes, partíamos da molécula grande e cortávamos para fazer as menores. Hoje, temos uma tecnologia que nos permite fabricar diretamente o peso molecular que queremos. Já o Evernityl é o extrato de uma macroalga marrom usada em biofertilizantes para a agricultura. É um subproduto que vem de upcycling e tem uma atividade biológica muito interessante, agindo na diminuição do aparecimento de sinais de envelhecimento”, explica Karine Lages, gerente de marketing latam. A terceira colocação foi para Algaktiv Exometics G, da Algaktiv.