De 13 a 16 de agosto, Píer Mauá, zona portuária do Rio de Janeiro, será palco da 4ª edição do Rio Innovation Week, evento global de tecnologia e inovação. Segundo os organizadores, a edição pretende movimentar mais de R$2.6 bi em negócios, com mais de 150 mil pessoas visitantes durante os quatro dias.
Sob o tema “Humanização em tempos de inteligência artificial”, o evento reunirá 350 expositores, mais de 2.500 startups, e mais de 2 mil palestrantes nacionais e internacionais das áreas de Saúde, Cultura, Moda, Ciência, ESG, Energia, Varejo, Agro, Mobilidade Urbana e Educação, em 26 palcos simultâneos.

Entre os nomes internacionais estão confirmados dois ganhadores do prêmio Nobel: o físico norte-americano Kip Thorne e a ativista de direitos humanos iraquiana Nadia Murad; além da líder internacional em mudanças climáticas Sandrine Dixson-Declèv;a filósofa e ativista indiana Vandana Shiva; o físico austríaco Fritjof Capra; e o empreendedor do Vale do Silício, Eric Ries, criador do movimento Lean Startup.
Entre os brasileiros, estarão nos palcos: Adriana Barbosa, CEO do “Preta HUB” e “Instituto Feira Preta”; Ailton Krenak, escritor, ativista e primeiro indígena a ser imortalizado pela ABL; Camila Farani, uma das principais investidoras anjo do Brasil; Ivair Gontijo, engenheiro mineiro da Nasa; Monja Coen, líder espiritual budista; Marcelo Gleiser, físico e ganhador do prêmio Templeton; Sidarta Ribeiro, neurocientista e biólogo; e, entre outras centenas de palestrantes, como as empresárias e influenciadoras Larissa Manoela, Sabrina Sato, Mari Maria e Jade Picon.

“O RIW continua comprometido em construir uma sociedade em que a tecnologia seja uma ferramenta que permita, a todos, acesso às oportunidades que ela oferece. Nosso projeto, como coletividade, deve ser o de construir um futuro em que a inclusão seja a norma, a diversidade seja celebrada e a justiça social seja garantida”, ressalta Bruna Reis, diretora-executiva do Rio Innovation Week.

Esta edição contará com 29 parceiros e dentre eles foram incorporados o G20, Pacto Global da ONU, B2Mamy (comunidade digital de mães), Humanare – Desenvolvimento Humano Organizacional, Planetiers – Sustentabilidade Ambiental e Ciências para Todos (com curadoria de Marcelo Gleiser), e Brazil Immersive Fashion Week (BRIFW).  Este último assina a curadoria do pavilhão de moda, beleza e arte digital, com o objetivo de proporcionar ao público um espaço com ferramentas, projetos, marcas e artistas que pensam o futuro da moda, beleza e cultura de forma inovadora. Entre os artistas presentes estará o artista Gabriel Massan, responsável pela arte digital do palco da turnê The Celebration, de Madonna.

O evento também se preocupa com impacto ambiental e, pela primeira vez, será 100% descarbonizado. A Serena, empresa especializada em energia limpa, irá realizar a compensação das emissões de CO2 por meio de créditos de carbono, e promoverá a neutralização do deslocamento dos participantes até o espaço, com a emissão do certificado de descarbonização da Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto o Grupo Urbam fará a gestão de resíduos.