Desenvolvida com a infraestrutura da Amazon Web Services (AWS), a nova assistente virtual eplica o atendimento das lojas físicas da marca O Boticário, recomendando do melhor skincare ao presente ideal.

A primeira assistente de inteligência artificial (IA) do Grupo Boticário chega para oferecer uma experiência natural, envolvente e totalmente personalizada aos clientes do e-commerce da marca. O projeto busca resolver um dos maiores desafios do comércio digital: a personalização e a conexão humana na experiência de compra do consumidor, oferecendo ainda mais conveniência. Segundo a empresa, no primeiro mês de uso a assistente elevou em 46% a conversão de vendas, já que o ticket médio dos consumidores que usam a assistente virtual é 7,4% superior ao dos que não a utilizam.

A assistente virtual, que inicialmente está disponível no app da marca de consumo O Boticário, se diferencia dos chatbots tradicionais por interagir em linguagem natural, compreender o contexto e integrar todo o portfólio de produtos — como uma verdadeira consultora de beleza.

Por exemplo, a IA pode sugerir um creme para o corpo, explicar por que ele é ideal para um tipo de pele específica, como usá-lo e ainda montar uma rotina completa de cuidados.

A assistente foi treinada com base no modelo de atendimento proprietário do Grupo Boticário, reforçando a visão omnicanal da empresa. Para tornar a experiência ainda mais pessoal, ela identifica o perfil, ajustando suas sugestões de acordo com esses dados, e é capaz de oferecer recomendações de produtos, consultar preços, verificar o status de pedidos e informar sobre o programa de fidelidade Beautybox, finalizando a jornada com a adição dos itens à sacola de compras.

O consumidor está mais exigente e busca experiências diferenciadas e únicas ao mesmo tempo. Atentos a essa necessidade, entendemos que era preciso ir além dos chatbots tradicionais para oferecer uma solução que não apenas simplificasse a descoberta de produtos, mas que também encantasse e fidelizasse”, explica Renato Pedigoni, CTO do Grupo Boticário. “A assistente de IA é uma importante alavanca comercial, mas seu lançamento vai além. Ela faz parte da jornada de aceleração da digitalização e inovação consolidada do Grupo, com diversos projetos de IA proprietários que já impactam toda a cadeia de valor”, completa.

O próximo avanço da ferramenta será a interação por áudio, ampliando a acessibilidade e alinhando-se ao perfil do consumidor brasileiro e levando a experiência de compra a um novo nível de experiência. A meta de longo prazo do Grupo é evoluir a assistente para uma consultora de beleza pessoal, que acompanhe o cliente desde a descoberta até o pós-venda.

Integrada às APIs do e-commerce de O Boticário, a assistente opera com acesso a informações em tempo real sob sólidas medidas de segurança, precisão e integridade; garantindo a confidencialidade e a privacidade dos dados.

Com a capacidade de sugerir itens que complementam a rotina de beleza do usuário, verificar o status de pedidos e até mesmo informar sobre o programa de fidelidade, a ferramenta se torna um guia essencial, simplificando a descoberta de produtos e garantindo que o cliente encontre exatamente o que precisa de forma rápida e eficiente”, reforça Pedigoni.