Saudi Fashion Commission anuncia planos para a semana da moda de outubro em Riade

A Saudi Fashion Commission anunciou o lançamento da sua primeira Fashion Week em Riade, a capital do país, que decorrerá entre os dias 20 e 23 de outubro próximo.
O anúncio marca a mais recente iniciativa da comissão estatal da moda saudita, que realizado um showroom em Paris, “Saudi 100 Brands”, em junho.
 
Instalado no museu central de Paris, La Cité de l’Architecture et du Patrimoine, o evento contou com cinco marcas estabelecidas e vários talentos emergentes para destacar as últimas novidades do atual panorama da moda saudita. O showroom apresentava coleções de roupas  e acessórios para mulher, homem e unissex, desde streetwear a eveningwear, a maioria das quais provenientes da Arábia Saudita e produzidas em fábricas locais.
“As marcas de moda sauditas já participaram nas semanas da moda de Paris e Milão para mostrar o seu talento no palco global, impressionando os profissionais e entusiastas da moda em todo o mundo. Pela primeira vez, estamos a convidar a comunidade da moda para a nossa casa durante este evento histórico. A Arábia Saudita está no bom caminho para se tornar o próximo destino internacional da moda”, afirmou Burak Çakmak, diretor executivo da Saudi Fashion Commission, em comunicado.
 
A Arábia Saudita organizou uma temporada de moda em abril de 2018, mas foi uma iniciativa privada, com desfiles de moda restritos a um público exclusivamente feminino. No entanto, espera-se que a próxima temporada de outubro seja muito mais luxuosa, uma vez que é apoiada pela comissão oficial da moda saudita.

Criada há dois anos, a Saudi Fashion Commission faz parte do esforço do Estado para aumentar a produção artística e cultural na Arábia Saudita e inclui departamentos de belas artes, design, cinema, música e teatro. Tudo isto faz parte de um enorme projeto a longo prazo, denominado “Saudi Vision 2030”, que visa o crescimento e a diversificação da economia do país, que tem uma população extremamente jovem.
 
De acordo com a comissão, a indústria da moda da Arábia Saudita tem as taxas de crescimento projetadas mais elevadas de qualquer grande mercado de rendimento elevado, citando o relatório “State of Fashion in the Kingdom 2023”.
 
De 2021 a 2025, as vendas de varejo de moda na Arábia Saudita deverão aumentar 48%, para 32 bilhões de dólares, uma taxa de crescimento anual de 13%. Espera-se que este crescimento seja alimentado pela expansão econômica e pelo crescimento populacional do Reino, com o vestuário, os acessórios, o calçado e os artigos de luxo registrando ganhos significativos. O valor das compras de moda de luxo no Golfo Pérsico atingiu 9,6 bilhões de dólares em 2021, com a Arábia Saudita registrando um crescimento de 19%, acrescentou a comissão.
 
Na próxima semana, a comissão estará novamente ocupada na França durante a temporada de alta-costura de Paris, quando montará um salão com designers e marcas sauditas como a Mona Alshebil, Hindamme, Charmaleena, Chador, Atelier Hekayat e Abadia, no Hotel Marcel Dassault, de 3 a 5 de julho.