A Interparfums recupera o controle da Rochas e de sua divisão de moda. O grupo francês, proprietário da marca desde 2015, que supervisiona todo o negócio de perfumes da casa, passará a gerir também a atividade de moda diretamente a partir de 2024. Esta atividade foi gerida sob licença durante anos, primeiro pelo Onward Luxury Group (OLG) e depois por dois anos pela Him Co.
A Him Co, empresa italiana nascida das cinzas do OLG, assumiu desde 2021 toda a gestão da parte de moda da Rochas, da produção à distribuição, etc. A partir de 1 de janeiro de 2024, a licença chegará ao fim, mas a Him Co continuará a operar em nome da Interparfums como parceira fornecedora. Neste contexto, será responsável por todo o desenvolvimento de produto e fabricação das coleções de prêt-à-porter feminino, bem como dos acessórios, bolsas e calçado.
De resto, “todas as atividades de marketing, comunicação e licenciamento relacionadas com a linha principal da Rochas Mode serão geridas pela Interparfums”, disse o grupo em comunicado, acrescentando que “a Interparfums irá guiar a marca Rochas no seu próximo capítulo de moda”.
A empresa francesa especialista em perfumes sob licença quer criar um novo modelo de gestão baseado em diferentes parcerias. Atualmente, está em negociações com um distribuidor. Da mesma forma, o marketing e a comunicação serão confiados a especialistas. Em nenhuma hipótese a Interparfums pretende assumir internamente na totalidade o negócio do prêt-à-porter, como já havia feito no passado com a linha de moda masculina, que foi definitivamente encerrada em 2020.
Este anúncio surge após no final de abril ter encerrado a colaboração com o jovem designer Charles de Vilmorin, há dois anos à frente da direção criativa das coleções de prêt-à-porter feminino da Rochas. Este último havia sucedido a Alessandro dell’Acqua. Criada em 1925 por Marcel Rochas, a marca de moda foi liderada a partir de 2002 por Olivier Theyskens, depois por Marco Zanini em 2008 e, finalmente, por Alessandro Dell’Acqua em 2013.
As coleções passam a ser desenhadas pelo estúdio criativo, que atualmente trabalha na temporada primavera-verão 2024. Esta coleção será apresentada em setembro através de um lookbook, sem desfile. A ideia é configurar a nova organização antes de nomear um novo diretor criativo.
