Burberry  fechou a Semana da Moda de Londres na noitedesegunda-feira, 19 de fevereiro,com uma coleção poderosa, uma fusão de cidade e campo, apresentada em uma gigantesca tenda xadrez verde a leste de Londres.

Uma coleção “United Cohorts of Burberry”, na qual o diretor criativo Daniel Lee enfatizou as muitas tribos culturais e cool que usam a marca, desde os sofisticados urbanos à nobreza rural. Etambém a família real, com inúmeras referências ao gosto da falecida rainha pelos lenços de seda.
 
O desfile foi liderado por supermodelos britânicas como Lily Cole, com uma gigantesca parka técnica de tafetá enfeitada com xadrez vermelho, Karen Elson, com um casaco militar, ou Naomi Campbell, com um atraente vestido de deusa serigrafado que parecia pele, mas que na verdade, era viscose de seda tecida em Como.
Um desfile que foi brevemente interrompido por uma manifestante dos direitos dos animais que desenrolou um pergaminho branco onde se lia “Leather Kills”, mas apenas por dois segundos antes que os guardas de segurança a expulsassem.
 
Uma versão forte da Burberry, com uma passarela que era um caminho largo e sinuoso de pedaços de casca verde de taiga, e metade das modelos usava botas grossas de sola grossa, botas de cano alto, sapatos de caminhada ou mocassins plataforma. O objetivo declarado do CEO Jonathan Akeroyd era criar um forte negócio de calçados para a Burberry. Considerando como Akeroyd conseguiu transformar uma marca gótica como Alexander McQueen num importante fornecedor de tênis brancos e num segmento de negócios multimilionário, podemos esperar que ele faça o mesmo pela Burberry.
 
A passarela revelou-se um cenário fantástico, mas exigente, uma vez que várias modelos tropeçaram, como se estivessem um pouco embriagadas pelo champanhe antes do desfile.
O grande destaque foi uma série de grandes casacos, cortados com gola em funil, ombros com zíper, fechos de bombeiro e cintos com ilhós. Feito em tons de cinza encouraçado ou lama envelhecida ou no maravilhoso novo xadrez da Burberry, em quarenta tons de verde petróleo, celadon, milho e verde jade.

Além disso, a Burberry pode se orgulhar de ter a melhor primeira fila entre Nova York e Londres nesta temporada: grandes nomes do futebol Ben Chilwell, Bukayo Saka e Dele Alli; os atores Olivia Colman, Joanna Lumley, Joel Edgerton, Jonathan Bailey e Barry Keoghan; o rapper Skepta; e as “It Gals” Jourdan Dunn, Lily Allen, Georgia May JaggerCara Delevingne e Lila Moss.

E apoiado por uma ótima trilha sonora que incluía uma mistura de clássicos de Amy Winehouse, de “You Know I’m No Good” a “In My Bed”.

Para as mulheres, Lee fez elegantes casacos de lã com golas em pele de carneiro; lindos vestidos em seda com babados em ouro amarelo, e vestidos de coquetel em crochê; combinados com botas de aventureiro.

“Eu queria alcançar uma sensação de elegância, conforto e aconchego ao ar livre. Esse é o ponto de partida de tudo”, explicou Lee.