A Calvin Klein confirmou na sexta-feira, 20 de dezembro, seus planos para retornar às passarelas de Nova York em fevereiro, com a coleção de estreia de Veronica Leoni para a marca.
O desfile será realizado em um ambiente intimista e contará com looks femininos e masculinos. Está agendado para as 12h de sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025. O calendário oficial da temporada de desfiles de Nova York decorre entre quinta-feira, 6 de fevereiro, e terça-feira, 11 de fevereiro.
“A Calvin Klein está entusiasmada por regressar ao palco global na Semana da Moda de Nova York e revelar a visão criativa de Veronica Leoni para a Calvin Klein Collection”, afirmou Eva Serrano, presidente global da marca Calvin Klein, em comunicado.
O desfile será a primeira apresentação da Calvin Klein desde a última coleção de Raf Simons para a casa, que foi apresentada em Manhattan em 2018.
Embora a Calvin Klein seja por excelência a expressão do minimalismo da moda americana, Leoni, nascida em Itália, tem estado a criar a coleção na sua histórica cidade natal, Roma, com uma nova equipa jovem que contratou.
Leoni – finalista do Prémio LVMH 2023 e fundadora da marca de moda Quira – traz para a Calvin Klein a sua experiência de trabalho em várias marcas de moda famosas, entre as quais Jil Sander, Celine, Moncler e The Row.
Serrano acrescentou: “A estreia de Veronica marca uma nova era de inovação e criatividade, adotando uma visão renovada para a marca e honrando ao mesmo tempo o seu legado icônico. Estamos ansiosos por partilhá-la com o mundo.”
A nomeação de Leoni é um importante passo estratégico para a Calvin Klein, que tem estado à deriva enquanto marca na ausência de um designer forte. Considerado um dos seis mais importantes designers americanos, o seu fundador criou uma marca icônica nas quatro décadas em que liderou a empresa, após a sua criação em 1968. Após a venda por 730 milhões de dólares à PVH, foi habilmente sucedido por Francisco Costa em 2003. Este foi, por sua vez, sucedido por Simons, cujo período na liderança terminou com bastante ressentimento.
O Council of Fashion Designers of America (órgão que rege a moda americana) reagiu com grande entusiasmo à confirmação do desfile.
“O retorno da Calvin Klein Collection à Semana da Moda de Nova York é um marco para a cidade e para a indústria mundial da moda”, afirmou Steven Kolb, CEO da CFDA, acrescentando: “A marca tem sido parte integrante da criação da moda americana, ultrapassando os limites com a sua visão ousada do minimalismo. Estamos muito satisfeitos por tê-la de volta ao programa oficial da NYFW e esperamos celebrar o último capítulo da marca.”
