Council of Fashion Designers of America revelou na terça-feira, 22 de julho, o calendário de desfiles da temporada de setembro da Semana da Moda de Nova York, com nove coleções de estreia, o maior número de novidades deste século.
As primeiras adições ao calendário oficial da NYFW serão 6397, Amir Taghi, Dwarmis, Lii, Maria McManus, Nardos, Raúl Peñaranda, Rùadh e SC103, sublinhando o papel de Nova York como incubadora de novos talentos.

De forma inesperada, a temporada estreia na quinta-feira, 11 de setembro, com Michael Kors às 11 horas, o primeiro dos 69 desfiles oficiais do calendário organizado pelo CFDA, a instituição que rege a moda americana.
Tradicionalmente, os grandes desfiles começavam na sexta-feira, mas n próxima temporada será, a largada será na quinta-feira, 11 de setembro, com 12 desfiles, até terça-feira, 16 de setembro. A temporada se concentrará agora nos primeiros cinco dias, sendo Tory Burch e a marca Luar os dois últimos grandes nomes. Estes encerrarão os desfiles na terça-feira, 15 de setembro.

Nova York também pode orgulhar-se de marcas arrojadas como Calvin KleinAlexander WangCoachOff-White e a recém-renovada Norma Kamali. Juntamente com uma série de talentos indie como Khaite, AltuzarraPrabal Gurung, Zankov e Diotima.

No entanto, três das marcas mundiais mais famosas dos Estados Unidos – Marc JacobsTommy Hilfiger e Ralph Lauren – não participarão, uma vez que continuam a sua política recente de apresentar desfiles fora do calendário oficial. Além disso, novas forças importantes como Thom Browne e Willy Chavarria também não estarão presentes.
No entanto, a temporada também contará com marcas nova-iorquinas de grande estilo, como Anna Sui, Area, Bevza, Collina Strada, Eckhaus Latta, Fforme, Elena VelezJason Wu Collection, KidSuper, Lafayette 148, LaQuan Smith, L’Enchanteur, Luar, Sandy Liang, Sergio Hudson, Simkhai, Tibi, Todd Snyder, TWP, Ulla Johnson e Who Decides War.

Além disso, os finalistas do CFDA/Vogue Fashion Fund de 2025, Ashlyn, Bach Mai, Bernard James, Don’t Let Disco, Gabe Gordon, Heirlome, Jamie Okuma e Meruert Tolegen, realizarão ativações ou apresentações por agendamento ao longo da semana.

O CFDA NYFW Fund foi criado em 2022 para sensibilizar para a importância do impacto cultural, artístico e económico da NYFW. Agora na sua sétima temporada, apoiou quase 50 editores internacionais até ao momento com apoio financeiro e em espécie, possibilitado por contribuições de marcas e parcerias estratégicas.

“As coleções deste mês de setembro representam a resiliência e o dinamismo da cidade através de uma perspectiva global”, afirmou Joseph Maglieri, diretor de Iniciativas da Semana da Moda do CFDA.

“Com grandes retornos ao calendário, marcas visitantes de todo o mundo e uma nova guarda de talentos em ascensão a encontrar o seu ritmo e passo, a Semana da Moda de Nova York continua a ser uma porta de entrada para a descoberta, criatividade e storytelling que representam o espírito e a independência da moda americana”, acrescentou Maglieri.

O Council of Fashion Designers of America, Inc. é uma associação comercial sem fins lucrativos fundada em 1962 com mais de 350 dos principais designers de moda feminina, masculina, joias e acessórios da América.