Frente às tensões que têm afetado o mercado mundial de beleza, a Aptar Beauty decidiu apostar nos pontos fortes da empresa: uma carteira exclusiva de soluções para dispensers, presença mundial firmemente ancorada na atuação regional e um processo de inovação que prioriza a sustentabilidade. Marc Prieur, presidente da Aptar Beauty, conversou com o site Premium Beauty News sobre a estratégia implementada pelo grupo e os vetores de crescimento para os próximos anos.

Brazil Beauty News – Qual a linha de conduta adotada pela Aptar Beauty no atual cenário do mercado de beleza?

Marc Prieur – A estratégia do grupo não mudou. Recentemente, reafirmamos três princípios fundamentais que vão nos guiar nos próximos cinco anos. O primeiro é o foco no núcleo do nosso negócio, os dispensers, que respondem por 99% do faturamento. Temos uma das carteiras mais amplas do mercado, atendendo não somente os segmentos de beleza, perfumes, cuidados da pele e maquiagem, como também todo o setor de higiene pessoal, que vem registrando um intenso crescimento. Nosso objetivo é manter uma presença forte no setor de dispensers, oferecendo um leque de soluções técnicas extremamente amplo, que abranja todos esses mercados.

O segundo vetor é a inovação. Nos últimos quatro anos, ajustamos nossos processos a fim de oferecer soluções mais sustentáveis e revolucionárias. Graças aos centros de inovação que montamos na França, no Brasil, em Nova York e em Xangai, trabalhamos em parceria com os clientes em sistema de criação conjunta, a fim de atender com mais agilidade às necessidades deles. Para nós, a inovação é uma organização de competências e de possibilidades espalhadas mundo afora.

O terceiro aspecto importante envolve disciplina financeira e agilidade operacional. Depois de passar por reestruturações, estamos trilhando um caminho de melhoria contínua. Atualmente, estamos investindo em nossas fábricas a fim de aumentar a agilidade e a eficácia das operações. O mercado hoje tem se mostrado muito instável. Dez anos atrás, tínhamos um volume de pedidos firme, mas agora tudo se decide no curto prazo.

Brazil Beauty News – Como vem sendo implementada a estratégia de desenvolvimento da empresa?

Marc Prieur – Estamos presentes em mercados de diversas regiões do planeta, mas nosso diferencial é o modelo local for local. Dispomos de estruturas industriais sólidas nos principais continentes, o que é relativamente raro. O objetivo agora é ampliar nosso campo de ação, atendendo a um número maior de países e de clientes.

Na América Latina, já temos uma presença forte no Brasil, no México e na Colômbia, mas podemos desenvolver ainda mais essa base a fim de ampliar nossa carteira de clientes. A situação é muito parecida na Ásia: além da China, Índia e Tailândia, onde já atuamos, conseguimos identificar boas oportunidades no Sudeste Asiático, em particular no Vietnã. O objetivo é buscar os mercados que estejam em pleno crescimento.

Essa expansão pode ser feita de maneira orgânica, por meio da consolidação das equipes e estruturas locais, bem como por meio de aquisições, como fizemos recentemente na Turquia, com a compra da empresa 7M. Graças a essa base industrial e comercial, poderemos ingressar no Oriente Médio e na África, duas regiões que estão no nosso radar.

Evidentemente, outro ponto importante é ampliar a carteira de clientes a partir desses ecossistemas regionais. Graças às ações desenvolvidas nesses últimos anos, hoje somos capazes de atender um número maior de clientes e territórios.

A principal finalidade dessa estratégia é gerar um crescimento lucrativo, situado entre 3% e 6%, apesar do cenário de instabilidade.

Brazil Beauty News – A Aptar Beauty lançou há pouco tempo a inovação Nomad Refill para perfumes. Que diretrizes o grupo segue em matéria de inovação?

Marc Prieur – Atualmente, todas as inovações assinadas pela Aptar Beauty têm como característica a sustentabilidade, seja porque oferecem refil, seja por serem recicláveis, seja porque a fabricação é feita a partir de materiais reciclados. Esse é um aspecto muito importante. Paralelamente, estamos nos empenhando para, aos poucos, converter os sistemas de dispensers que já oferecemos, transformando-os em soluções monomaterial, recicláveis e/ou à base de materiais reciclados. Em quatro anos, todas as nossas linhas de produtos terão sido convertidas em soluções recicláveis. O desafio é enorme, porque essas soluções precisam ser compatíveis com as linhas de enchimento dos clientes.

Além disso, identificamos duas tendências de base que merecem ser exploradas. Uma é a personalização, que oferece às marcas a possibilidade de se diferenciarem. Para implementar esse aspecto, criamos o Custom, um ecossistema que permite desenvolver produtos personalizados em grande escala, com produção industrial. A outra tendência dinâmica é a de dermocosméticos. Situado na fronteira entre beleza e medicina, esse segmento vem registrando um crescimento superior à média do mercado. A boa notícia é que a Aptar Beauty tem uma oferta única nesse setor, graças às divisões Pharma e Beauty. Para nós, esse é um campo de atuação muito importante.

Brazil Beauty News – Como o senhor vê a evolução do mercado globalmente?

Marc Prieur – O mercado de beleza tem um caráter fundamentalmente mundial, mas cada vez mais observamos que ele vem ganhando um profundo contorno local, evoluindo de formas diferentes entre uma região e outra. Por isso, é essencial termos uma visão global do mercado mas, ao mesmo tempo, uma compreensão justa da realidade local, oferecendo soluções adaptadas em termos de tendências, inovação e produção. Esse é um dos pontos fortes do grupo.

No mais, temos constatado um movimento de fragmentação, com o surgimento de marcas de pequeno e médio porte, em especial na China, na América do Norte e na América Latina. Essas marcas estão conquistando fatias do mercado que antes pertenciam a empresas multinacionais. Nossa missão é atender a todos os tipos de clientes, grandes ou pequenos, oferecendo soluções desde o lançamento dessas empresas, pois algumas delas ocuparão futuramente uma posição de protagonismo no mercado.

Brazil Beauty News – O senhor está confiante no futuro?

Marc Prieur – O mercado nunca foi tão instável quanto hoje, e o segredo reside na capacidade de adaptação. Aliás, o nome Aptar é derivado do latim aptare, que significa “adaptar-se”. Somos um grupo sólido, capaz de colaborar com os clientes de forma duradoura. Nosso maior trunfo é conseguir aliar um amplo portfólio, uma presença regional forte, uma comprovada capacidade de inovação e uma estrutura financeira robusta. Nesse mundo de incertezas, isso faz uma grande diferença