Uma mostra que resgata mais de 5 mil anos da história de perfumes é o mais novo fruto de uma parceria entre o Grupo Boticário e a Faculdade Santa Marcelina. Na exposição chamada “Espaço Perfume Arte + História”, que vai até 27 de fevereiro de 2011, em São Paulo (SP), é possível ver mais de 500 peças raras, originais ou réplicas, como as 3 abaixo. E com entrada franca.


Além de frascos que datam de 1.500a.C., o evento aborda a construção da perfumaria nacional e internacional desde 3 mil a.C., sua relação com a moda e curiosidades de sua produção. Mais de 100 marcas do mundo todo colaboraram para a composição do acervo.

No mezanino, o destaque é o Espaço Wheaton, que reforça a importância do frasco para a composição final do perfume. Com experiência de mais de um século na produção de embalagens de vidro, o Grupo Wheaton Brasil apresenta a história e tecnologia empregada na produção dos vidros de perfumes. 

No núcleo Pirâmide Olfativa, há um equipamento interativo, importado da França exclusivamente para compor a exposição, que proporciona um resgate da memória olfativa. Chamado “Scentys”, exibe um vídeo explicativo sobre as 3 partes que compõem um perfume: notas de saída, corpo e fundo, até o perfume completo. Enquanto o vídeo é exibido, as fragrâncias são exaladas.

FASM terá Pós sobre perfumes em 2011

A Faculdade Santa Marcelina está organizando, com início previsto para 2011, uma Pós-graduação sobre perfumes, intitulada Cultura do Perfume – Essência e Ciência. O curso é voltado para graduados em diversas áreas, como Moda, Design, Marketing, Administração, Publicidade e Farmácia.

A ideia é beneficiar o profissional ligado à Perfumaria e à Moda como forma de suprir tanto necessidades educacionais quanto voltadas à empregabilidade na indústria. Nele, os alunos terão uma oportunidade inédita de aprimoramento cultural e de pesquisas em atividades técnicas e administrativas.

Fotos: Divulgação
Eduardo Pedroso