A gigante americana de cosméticos inaugurou nesta terça-feira, 14 de outubro, seu novo centro de inovação em Paris, dedicado a fragrâncias. A empresa, que vinha enfrentando desaceleração, aposta no sucesso dessa categoria para impulsionar as vendas.

Fragrâncias representam 2,5 bilhões em receita para o grupo“, afirmou Stéphane de La Faverie, CEO da The Estée Lauder Companies, durante a inauguração de seu novo Fragrance Atelier em Paris, França.

O grupo, que registrou vendas totais de US$ 14,3 bilhões no seu ano fiscal escalonado de 2024/2025 — uma queda de 8% — pretende acelerar o crescimento na categoria de perfumes. “Nos últimos cinco anos, o setor de perfumes cresceu 10% ao ano dentro do grupo“, destacou o Sr. de La Faverie.

Acelerando lançamentos

O motivo deste investimento em Paris — cujo valor não foi divulgado — é “acelerar a categoria de fragrâncias“, que está em crescimento global, disse o CEO do grupo. O portfólio da The Estée Lauder Companies abrange marcas como Balmain, Tom Ford, Éditions de Parfums Frédéric Malle, Kilian Paris, Le Labo, Aramis e os perfumes da marca Estée Lauder.

O Fragrance Atelier está situado na Maison des Parfums, na Rue Volney, em Paris — um edifício de cinco andares que abriga as equipes de fragrâncias, criação e inovação do grupo Estée Lauder, em um espaço de mais de 2.000 m². Embora cada marca preserve sua identidade própria, reunir todas as equipes de desenvolvimento sob o mesmo teto favorece o compartilhamento de tecnologias de ponta, ingredientes exclusivos e expertise científica, fortalecendo a colaboração e a excelência criativa.

O grupo tem como meta acelerar o desenvolvimento, ampliar o ritmo de lançamentos e manter um fluxo constante de inovação. “Vamos triplicar o número de novos lançamentos em menos de um ano”, revelou Stéphane de La Faverie, destacando a ambição de impulsionar a criatividade e a agilidade dentro da companhia.

Desde a pandemia de Covid, observou ele, “as pessoas passaram a buscar novas experiências — e isso também se reflete no universo da beleza”.

De acordo com o executivo, a nova oficina “reduziria o tempo de desenvolvimento de fragrâncias em 30 a 50%”.

William Lauder, 65 anos, neto do fundador e presidente do Conselho, também esteve presente na inauguração. “No mundo dos bens de consumo, nunca há um momento para descansar sobre os louros”, comentou.

Tecnologia e dados

Para responder mais rapidamente às mudanças nas tendências de consumo, a The Estée Lauder Companies reuniu expertise de ponta e tecnologias avançadas em seu novo centro, combinando-as com a arte da criação de perfumes.

O Atelier de Fragrâncias é um novo e empolgante modelo de criação — um espaço que une criatividade e ciência para moldar o futuro da perfumaria”, disse René Lammers, diretor de Pesquisa e Inovação da The Estée Lauder Companies. “Este centro reúne especialistas de todas as nossas marcas de fragrâncias e parceiros em um ambiente criado especialmente para a experimentação. Juntos, eles acelerarão a jornada que vai da inspiração à formulação e, por fim, à experiência final do consumidor.

Em termos concretos, a criação de novas fragrâncias baseia-se na modelagem olfativa e na neurociência, tendo a inteligência artificial como aliada fundamental. Para acompanhar o ritmo, a pesquisa está vinculada ao monitoramento em tempo real de regulamentações e patentes globais.

O novo centro de inovação reúne ambientes colaborativos onde perfumistas e equipes de marca podem cocriar e explorar novas ideias. Nas proximidades, laboratórios de última geração abrigam tecnologias avançadas — da extração supercrítica de CO₂ e sistemas de análise molecular GCMS a ferramentas de medição de silagem impulsionadas por IA —, todas desenvolvidas para investigar a estrutura e a longevidade das fragrâncias em nível molecular.

O centro também oferece recursos exclusivos de modelagem do comportamento do consumidor. Utilizando a neurociência, essas ferramentas traduzem respostas sensoriais em insights que orientam a criação de fragrâncias projetadas para despertar emoções e inspirar desejo.

O novo Fragrance Atelier de Paris se soma à rede global de centros de pesquisa e inovação da Estée Lauder, que já inclui unidades nos Estados Unidos (Nova York e Minnesota), China (Xangai), Europa (Bélgica) e Canadá (Toronto).