Na noite de quinta-feira, 23 de novembro, a maison de moda francesa Givenchy celebrou o lançamento do seu livro «Givenchy Défilés» durante uma noite de cocktails com champanhe e sushi na sua loja chique na Rue du Faubourg Saint Honoré, em Paris – uma das artérias mais luxuosas da capital.

O livro “Givenchy Défilés” (ou “Givenchy Catwalk” em inglês) é uma ode à herança da marca de nada menos que 180 coleções sazonais de prêt-à-porter e alta costura, que se estendem por mais de 70 anos. Uma novidade para a Givenchy, cujas pesquisas de arquivo só começaram em 2016. Desde a sua génese em 1952, dirigida por Hubert de Givenchy, até às últimas criações do atual diretor artístico Matthew M. Williams, este novo livro reconstitui cronologicamente os prolíficos trabalhos de muitos designers, o que ajudou a transformar a marca na potência da moda que é hoje. Coleções notáveis ​​incluem as de Alexander McQueen, cujos designs poderosos e etéreos definiram o DNA da Givenchy de 1996 a 2001, bem como a coleção de Alta Costura para a primavera-verão 1955 do fundador, inteiramente dedicada à musa e atriz da Givenchy, Audrey Hepburn. Sem esquecer o fruto da passagem de dois anos de John Galliano na marca, que durou de 1995 a 1997.
Mais de 1.200 fotografias aparecem nas páginas de “Givenchy Défilés”, mas não só. Alexandre Samson, historiador da moda e curador do Palais Galliera, conhecido por dar vida a exposições de grande sucesso como “1997 Fashion Big Bang” e “Margiela Galliera 1989-2009”, uniu forças com Anders Christian Madsen, crítico de moda da Vogue inglesa, para fornecer comentários detalhados e perspicazes de cada coleção, juntamente com elementos biográficos que apresentam cada designer em destaque. Ao implementar críticas reais da imprensa e opiniões reais de clientes da época, as palavras de ambos os escritores marcam uma exploração completa e verdadeira de cada coleção nas suas análises, que ressoam como uma homenagem eloquente a todos os gênios criativos durante os seus respectivos reinados na Givenchy.
Alexandre Samson, que esteve presente no lançamento do livro, admite que demorou dois anos para organizar “Givenchy Défilés”. Durante o qual encontrou como o seu maior desafio “pesquisar, selecionar e ordenar as fotos dos looks mais emblemáticos, aqueles que realmente falam para um público maior. A ideia foi conceber um livro da mesma forma que faço a curadoria de uma exposição no Palais Galliera, ou seja, encontrar os elementos certos para surpreender e transmitir o amor pelo tema a todos, desde um jornalista conhecido, a um estudante, ou a alguém que está no setor há mais de 70 anos”.

Com um brilho nos olhos, justifica ainda que a sua adoração pessoal pela marca impulsionou este novo corpo de trabalho: “O coração da Givenchy bate ao ritmo de todas as épocas, mantendo um raro equilíbrio entre ofertas comerciais e criações fantásticas”.

O “Givenchy Défilés” da Editions de la Martinière está disponível em livrarias selecionadas e online e é vendido por 59 euros.