O Instituto C&A desenvolveu um projeto com o Coletivo Tem Sentimento para o lançamento de sua primeira coleção de roupas totalmente produzida pelas mulheres (cis e trans) da Cracolândia, em colaboração com estilistas e modelistas da varejista de moda. Intitulada “Transmutação – Onde Tudo Acontece”, a coleção inclui camisetas, vestidos, conjuntos e acessórios. Ao todo cerca de 70 mulheres participaram do projeto, que envolveu mentoria dos profissionais da C&A. Para dar mais visibilidade ao projeto, o Instituto C&A promoveu um desfile no escritório central da empresa no Brasil, no dia 15 de agosto, com mais de 30 associados contribuindo na organização e preparação dos modelos para o evento.
Desde 2021, a ONG Coletivo tem sentimento atua na região da Cracolândia, região central de São Paulo, e cresceu de 7 para 70 mulheres participantes nos últimos anos – o que reflete o impacto positivo e a expansão de suas atividades. Esse crescimento vai além do aumento no número de participantes, a ONG também passou por um processo significativo de profissionalização. Inicialmente, a organização começou com ações de autocuidado e confecção de máscaras durante a pandemia, mas evoluiu para uma estrutura mais robusta e profissional. Hoje, o Coletivo Tem Sentimento conta com uma coordenação composta por mulheres pioneiras que desempenham papéis essenciais na administração e desenvolvimento das atividades, consolidando ainda mais a sua atuação e impacto social.
A parceria entre o Instituto C&A e o Coletivo Tem Sentimento começou em 2020, com a realização de um Hackathon focado no desenvolvimento de produto. Nos anos de 2021 e 2022, ocorreu a criação do primeiro site do Coletivo e o apoio no desenvolvimento comunicacional e na estruturação das mídias digitais, respectivamente. Em 2023, foram realizadas ações de voluntariado voltadas para a autoestima e assistência no território, além da doação de ar-condicionado para tornar o espaço de trabalho mais digno. Além disso, a ONG foi nomeada como ganhadora na categoria Projetos Sociais, Advocacy e Políticas Públicas no Prêmio Fashion Futures, uma premiação promovida pelo Instituto C&A, recebendo o prêmio de R$ 50 mil.
