Semana da Moda de Nova York confirma 71 designers e cinco estreias para setembro

Council of Fashion Designers of America (CFDA), o órgão regulador da moda americana, anunciou na terça-feira, 25 de julho, que tem 71 designers confirmados para a próxima Semana da Moda de Nova York, em setembro, incluindo cinco estreias no calendário.
O evento, que irá decorrer entre sexta-feira, 8 de setembro, e quarta-feira, 13 de setembro, também receberá de volta a Ralph Lauren, após um hiato de três temporadas, assim como Jonathan Cohen e a 3.1 Phillip Lim.
 
A temporada oficial começa com a tão esperada estreia de Peter Do na Helmut Lang às 14h de sexta-feira, embora a ação inicie um dia antes, quando Stuart Vevers comemora o seu 10.º aniversário na Coach, após a Supima Design Competition para jovens designers.
No entanto, a NYFW não terá uma série de grandes nomes americanos, incluindo Marc JacobsTommy HilfigerCalvin Klein e The Row.

Dito isto, a temporada de Nova York ainda conta com uma lista impressionante de nomes. Entre as marcas que regressam estão AltuzarraAnna Sui, Area, Brandon Maxwell, Carolina HerreraChristian Siriano, Collina Strada, COSDion Lee, Eckhaus Latta, Elena VelezGabriela HearstJason Wu, Khaite, LaQuan SmithMichael KorsPalomo SpainPrabal GurungProenza Schouler, Puppets & Puppets, Sergio HudsonTheoryTibiTory Burch, Ulla Johnson e Willy Chavarria.

Steven Kolb, CEO do CFDA, disse: “A programação oficial da Semana da Moda de Nova York desta temporada mostrará uma vez mais o melhor da moda americana, tanto emergente como estabelecida. Estamos ansiosos pelo regresso da Ralph Lauren, Jonathan Cohen e 3.1 Phillip Lim às passarelas de Nova York, somando à energia da semana.”

Além dos 71 designers confirmados no calendário oficial divulgado pelo CFDA, haverá coleções adicionais apresentadas digitalmente e com hora marcada.

Testemunhando a vitalidade da geração mais jovem, cinco designers irão estrear nas passarelas do calendário oficial: Advisry, Chan Chit Lo, FFORME, Grace Ling e Sho Konishi.

A Advisry, de Keith Herron, chamou a atenção dos críticos em setembro passado com o seu street style cerebral e t-shirts serigrafadas inspiradas no filme clássico de Jean Luc Godard Masculin Feminin. Chan Chit Lo é um especialista conceitual e poético de malhas de moda masculina; o estilo da FFORME são formas arquitetônicas e silhuetas; Grace Ling, de Singapura, enfatiza o humor e o surrealismo; e Sho Konishi é um vanguardista confirmado.

Os finalistas do CFDA/Vogue Fashion Fund deste ano – Colin LoCascio, Diotima, Kim Shui, Kozaburo, Melitta Baumeister, Sami Miró Vintage, Tanner Fletcher, Who Decides War e Zankov – também se juntam à semana com showcases de coleção.

“A New York Fashion Week é parte integrante da cultura vibrante da cidade de Nova York e do sentido de constante evolução e descoberta”, acrescentou Kolb.

Os locais dos desfiles da temporada nova-iorquina espalham-se por Manhattan e cada vez mais no Brooklyn, embora o Spring Studios continue a ser o centro nevrálgico da NYFW: The Shows da IMG, que é gerida pela agência de talentos independente.

A programação oficial preliminar da NYFW é uma parceria com o NYFW: The Shows da IMG. Os desfiles e apresentações continuam a ser apresentados através do Runway360, o hub digital centralizado do CFDA.

O CFDA é uma associação comercial sem fins lucrativos fundada em 1962, representando 458 membros, composta pelos principais designers de moda feminina, masculina, joalheria, óculos e acessórios da América.