Em junho, faltando oito meses para a realização da sua segunda edição, a feira Tecnomoda já tinha a confirmação de mais de 95% dos expositores da primeira edição para participarem também da próxima, que acontecerá nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2025, em novo endereço – o Complexo de Eventos Alcans Hall – em Ribeirão Preto/SP.
Segundo os realizadores, de acordo com a lista de novos interessados, o número de fabricantes de máquinas vai dobrar, enquanto o crescimento entre fabricantes de couros será de em torno de 50%, passando de 22 para 30 empresas, o que já consolida o evento como o de maior concentração de curtumes entre todas as feiras setoriais da América Latina. Com relação ao segmento de componentes, o crescimento deve ser ainda maior.
“Esses números foram estimados enquanto as vendas de espaços eram ainda exclusivas para os já parceiros e praticamente todos confirmaram a presença em 2025”, contextualiza o sócio-diretor da Tecnomoda, Ismael Zimmer, lembrando que em junho sobravam somente 30 estandes para serem locados.
Com a locação de dois pavilhões, a Tecnomoda terá uma área de exposição 40% maior do que no endereço anterior, além de contar com estacionamento gratuito para mil carros. “O pavilhão maior, onde estará o hall de entrada, vai abrigar as empresas de couro e de componentes. No espaço será montado uma vitrine onde serão expostos materiais que estarão em destaque nos estandes, sendo que alguns estarão, inclusive, já aplicados em calçados, roupas e artefatos, mostrando possíveis usos para os mesmos.
O segundo espaço será destinado às indústrias de máquinas e equipamentos, além do auditório onde acontecerão as palestras”, revela Ismael. Também ali estarão os estandes de prestadores de serviços e certificadores, como o do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC). “Entre os dois pavilhões será instalada a praça de alimentação, que servirá também como ponto de encontro para negócios, troca de contatos e experiências”, salienta.
Ainda no segundo pavilhão, uma das novidades é o projeto Tapeçaria do Futuro, no qual os visitantes poderão acompanhar em tempo real os processos de estofamento de dois modelos de carro. Um deles será uma BMW que terá o seu interior revestido em couro pela Leather Labs. O outro será um opala 1975, que será totalmente recuperado com grande parte das peças originais do modelo na época de seu lançamento. O revestimento deste será realizado pela Cipatex, que aplicará seus laminados na parte interior e também na capota. Este automóvel será rifado e o dinheiro arrecadado com a ação será totalmente revertido para uma instituição de assistência social em auxílio a desabrigados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
No próximo ano, além da edição em 5 e 6 de fevereiro, a Tecnomoda realizará a sua terceira edição nos dias 6 e 7 de agosto. “O mercado nos solicitou que tenhamos duas edições e encontramos a data perfeita”, destaca Ricardo Michaelsen, lembrando ainda que a feira estabeleceu uma parceria com a estilista Tatiana Ritzel para a realização de uma série de palestras levando aos polos as principais tendências da moda internacional para que os fabricantes tenham mais subsídios para desenvolverem coleções inovadoras, que agreguem valor aos produtos de seus clientes.
Se, na primeira edição, a Tecnomoda promoveu o encontro de 5.100 visitantes com os expositores, a meta agora é atrair 10 mil profissionais para os pavilhões em abril.
